TENSAI NA REVISTA VOZ DO CAMPO – sustainable plastics A TENSAI foi alvo de reportagem da REVISTA VOZ DO CAMPO. Nesta edição de arranque em 2023, a temática veio colocar em evidência a questão cada vez mais premente dos plásticos e a preocupação crescente com a sustentabilidade das soluções atuais e futuras.

Em entrevista à revista VOZ DO CAMPO, Hugo Patrício, Diretor de Marketing e Comunicação da TENSAI e Responsável da Unidade de Plásticos – TENSAI FURNITURE, explica alguns dos pontos que colocam a TENSAI como impulsionadora de soluções mais sustentáveis, combinando sinergias entre as suas duas unidades industrias localizadas em Estarreja ( TENSAI INDÚSTRIA – fabricante de equipamentos de frio para uso doméstico & profissional e a TENSAI FURNITURE – unidade de polímeros e fabricante de mobiliário plástico).

Que plásticos ou produtos derivados dispõe a Tensai Indústria S.A para uso direto ou indireto na agricultura?

A TENSAI é atualmente Líder Empresarial no Consórcio Sustainable Plastics – circularidade pela matéria-prima alternativa – e, conjuntamente com outras entidades tem neste projeto o kick off para o desenvolvimento de peças biodegradáveis a incorporar nos nossos produtos. Assim, está em estudo a utilização de PLA de poli (ácido lático) como um dos substitutos mais confiáveis ​​para polímeros comuns à base de petróleo (PE, PP e PS) devido às suas propriedades mecânicas e origem biológica.

O objetivo desta ação assenta em desenvolver compósitos biodegradáveis ​​de PLA e resíduos / desperdícios de fibra de milho para permitir a moldagem por injeção industrial ou fabrico aditivo 3D de peças rígidas que possam ser utilizadas como componentes de eletrodomésticos. A prova de conceito será a moldagem por injeção de uma peça de frigorifico correspondente a um suporte de ovos! O mesmo princípio será aplicado à produção de talheres descartáveis ​​como exemplo de itens biodegradáveis.

Que inovações têm vindo a ser verificadas nestes produtos?

De modo introdutório, a TENSAI dispõe de duas unidades industriais, uma direcionada para o fabrico de equipamentos de frio (TENSAI INDÚSTRIA) e outra direcionada para a produção de plástico.  Esta ultima, fornece internamente a primeira unidade e criou uma linha própria de mobiliário plástico (TENSAI FURNITURE). Juntos atuam como um Ecossistema, com a pretensão de reforçar o compromisso com uma politica de desperdício 0. Neste sentido, reciclamos internamente o desperdício industrial e promovemos posterior integração do reciclado no nosso processo de fabrico.

Em paralelo, as duas unidades da TENSAI estão a estudar a implementação de fibra reciclada como alternativa para clientes que desejem ter produtos alinhados com esta prática sustentável. O objetivo consiste no incentivo ao uso de matéria-prima reciclada e em aumentar gradativamente o valor percentual de reciclado por equipamento. Atualmente a TENSAI FURNITURE já dispõe de um BioProduto, com o desenvolvimento de uma cadeira – KRAFT –  que concilia o eco design com a injeção de madeira e plástico. De forma mais observável, reduzimos ainda o peso de utilização de plástico nos nossos produtos, recorrendo a processos de reengenharia de produto, ecodesign e processos mais otimizados de fabrico.

 

MODELO DE ECONOMIA CIRCULAR TENSAI. ver 2023

A característica “Biodegradável” é já uma realidade presente nestes produtos?

A característica “Biodegradável” constitui-se como uma realidade cada vez mais presente no desenvolvimento dos nossos produtos e alinhada com o conceito de circularidade pela matéria-prima alternativa. Recorrendo ao fabrico aditivo 3D, a TENSAI está de momento a desenvolver peças para prototipagem e pequenas séries no sentido de as incorporar nos equipamentos que produz. Contudo, denote-se um desafio na conversão para utilização de PLA de poli (ácido lático) pelo fato de o PLA ser biodegradável apenas sob certas condições, já que é estritamente um polímero compostável.

Assim, do ponto de vista científico, industrial e comercial, é altamente desejável melhorar a degradabilidade do PLA incorporando outros biomateriais mais biodegradáveis.

Até que ponto podemos “acusar” os plásticos de contaminação dos solos e ameaça à segurança alimentar?

A reflexão sobre o impacto do uso de plásticos não deve suportar-se de uma visão redutora sobre a forma como o problema é abordado. Em primeira análise, o problema não é o plástico, mas sim os comportamentos individuais recorrentes e irresponsáveis bem como os sistemas de recolha de resíduos pouco eficazes (escala global). Nesta ótica será justo afirmar que, quem não recicla o plástico, certamente não recicla outros resíduos.

Por outro lado, abordar genericamente a temática dos plásticos, constituída por setores com fins tão distintos na sua utilização final (ex: utilização única, ou plástico de longa duração), coaduna-se infelizmente com a prática corrente de utilizar o mesmo “saco” para discutir de forma indiscriminada o impacto da indústria do plástico como um todo. 

Contudo parece assertivo observar que a diabolização dos plásticos na Europa não resolverá o problema dos oceanos nem ajudará a resolver o problema crítico, esse sim de difícil resolução, que é a degradação dos solos e delapidação dos recursos naturais.

Podemos e devemos ter uma redução do consumo per capita, mas devemos considerar o plástico como uma solução para os inúmeros problemas ambientais atuais, em particular a TENSAI está focada na produção de equipamentos que permitam um período longo de vida útil.

Outras informações rumo a uma empresa cada vez mais sustentável:

Como um ECOSSISTEMA integrado, a TENSAI INDÚSTRIA atua a montante e a jusante com o compromisso diário para se tornar mais verde e sustentável com políticas transversais em SUSTENTABILIDADE e um comportamento ECO-FRIENDLY! Desde o nosso complexo industrial até à entrega do produto final, existe um total comprometimento com o meio ambiente e o mundo onde vivemos.

Equipada com 3800 painéis fotovoltaicos, 1 MegaWatt instalado, fazem deste investimento em energia renovável uma das maiores referências nacionais. Resulta por isso numa redução da pegada ecológica, redução de 45% do consumo de energia evitando assim que perto de 600 TON de CO2 sejam libertados anualmente para a atmosfera.

Na TENSAI, adotamos e estimulamos o uso responsável dos recursos naturais bem como a preservação do meio ambiente, promovendo uma gestão eco eficiente que minimize os impactos ambientais decorrentes da atividade da nossa empresa.
A promoção da melhoria da qualidade de vida da sociedade é uma missão diária intrinsecamente espelhadas na cultura organizacional da TENSAI.

Queremos e chegaremos mais longe, continuando a nossa aposta na entrega de produtos indubitavelmente com maior durabilidade e sustentáveis. Ações como Reduzir, Reutilizar e Reciclar estão enraizados na nossa organização consubstanciadas pela busca constante de reinvenção e procura de novas soluções que permitam reduzir a nossa pegada de carbono.

A incorporação de material reciclado na nossa produção, a redução de excesso de material através do reengenharia dos nossos produtos (…) o fabrico aditivo, são apenas alguns exemplos de uma aposta muito atual da TENSAI no seu compromisso para o futuro e economia circular.  Resulta por isso num investimento crescente no design ecológico dos nossos produtos de forma a garantir que podem ser reciclados, na redução da quantidade de recursos necessários para a sua produção e no aumento do seu período de vida útil.

  • VERSÃO DIGITAL DA REVISTA VOZ DO CAMPO AQUI
  • ENTREVISTA TENSAI Pág. 54
Partilhar :

MARCAS DE CONFIANÇA… PARCEIROS DE CONFIANÇA com FABRICANTE DE CONFIANÇA.

TENSAI – your choice in successful cooling!

COMO PODEMOS AJUDAR?

Contacte-nos utilizando o formulário em baixo.