CONTROLADOR DIGITAL DE TEMPERATURA E MAIS EFICIÊNCIA EM ARCAS CONGELADORASCONTROLADOR DIGITAL DE TEMPERATURA E MAIS EFICIÊNCIA EM ARCAS CONGELADORAS

A TENSAI INDÚSTRIA utiliza controladores digitais nos seus equipamentos de frio. Com este sistema, as flutuações de temperatura ambiente, têm impacto mínimo no controlo de temperatura dos seus produtos. Em particular no setor das geladarias este aspeto é especialmente importante, reduzindo o número de vezes de interferência manual operador (ou seja, a temperatura teria que ser controlada manualmente, conforme as variações de temperatura do ambiente onde o equipamento está colocado para minimizar o impacto nos produtos conservados).

Significa isto, que com este novo controlador digital de temperatura, pode ser definida um intervalo de temperatura ótimo quer para a temperatura mais alta quer para a menos alta de uma só vez. Acabam assim as constantes oscilações de temperatura.

SISTEMA DUAL e CONTROLADORES DIGITAIS, em que o equipamento pode CONSERVAR ou CONGELAR, alinhando-se com as necessidades dos clientes no seu dia-a-dia e a utilização que pretendem dar ao equipamento. Ajusta-se mais às necessidades de ajuste / definições que o cliente pretende.

Em particular a nova arca de gelados POZZETTI by TENSAI, já dispõe deste controlador digital.

Um conservador de gelados deve considerar uma temperatura ideal que ronda os -18°C e os -22°C. Servindo para que o gelado seja devidamente preservado no seu perfeito estado de consumo. As nossas arcas de gelados dispõe assim de um CONTROLADOR DIGITAL DE TEMPERATURA!

VANTAGENS DO NOSSO CONTROLADOR DE TEMPERATURA DIGITAL

  1. a) MAIOR PRECISÃO E EXATIDÃO DOS DADOS: os sinais digitais são representados com exatidão usando bits 0 e 1. Assim, o erro obtido é pequeno quando comparado com os dados obtidos por sinais analógicos, onde ruído e variações da tensão de alimentação estão sempre presentes.
  1. b) NÃO HÁ ERROS DEVIDO À VARIAÇÃO DOS COMPONENTES: o processamento digital de sinais de controle envolve adição e multiplicação de números digitais. Erros devido à representação digital e cálculos aritméticos podem vir a ser desprezíveis, dependendo das características do controlador. Em contraste, o processamento dos sinais analógicos é executado usando componentes como resistores e capacitores cujos valores reais variam de forma significativa do valor nominal de projeto.
  1. c) FLEXIBILIDADE: um controlador analógico apresenta um nível acrescido para modificar ou alterar as temperaturas do seu equipamento. Um controlador digital, é facilmente modificado.
  1. d) ERGONOMIA VISUAL com maior facilidade de leitura dos dados para o utilizador;
  2. e) CUSTO: os mais recentes avanços na tecnologia de construção de controladores, possibilita para os nossos clientes a obtenção de um circuito integrado que são mais rápidos e a preços competitivos.

COMO FUNCIONA UM CONTROLADOR DE TEMPERATURA DIGITAL?

O equipamento recebe uma entrada de um sensor de temperatura e tem uma saída conectada a um dispositivo, tal como um aquecedor ou os ventiladores das nossas casas.

Embora o controle de temperatura implique a existência da capacidade de acrescentar ou remover calor para assegurar o controle esperado, um ciclo bem dimensionado e abastecido pode resultar endotérmico, ou seja, o processo incorpora o calor ao produto, dispensando o resfriamento. A saber: o calor não se traduz apenas em variações de temperatura: mudanças de estado físico (liquefação e solidificação), comuns em transformação de termoplásticos, por exemplo, possibilitam arrefecer o processo.

Quando se torna essencial o uso do controle de temperatura, significa que o processo é afetado quando a temperatura ambiente varia. Esta, por sua vez, varia conforme localização e estação do ano, atingindo extremos, que, associados aos conceitos de sensação térmica, podem se situar em caráter normal entre -30 e 50°C.

 Controlador DIGITAL de Temperatura

Os processos associados à temperatura têm geralmente reações mais lentas, diferentes dos processos que envolvam, por exemplo, pressurização, que envolvem por exemplo propagações súbitas. O suprimento de energia térmica deve ser gradual, a fim de serem evitadas incinerações e acidentes indesejáveis.

Para controlar com maior exatidão a temperatura de um determinado processo sem grande interferência de um operador, um sistema de controle baseia-se em um controlador de temperatura conectado a um sensor.

Ele compara a temperatura real com a temperatura de controle desejada, ou com o ponto de ajuste, além de fornecer uma saída para o elemento de controle. O controlador consiste assim em apenas uma parte do sistema, mas o sistema geral deve ser analisado ao selecionar o controlador adequado.

 

O controle liga-desliga (ON/OFF) é utilizado quando um controlo de precisão não é necessário, nos seguintes casos:

–  em sistemas que não sejam ligados e desligados com frequência;

– onde a massa de um determinado sistema for tão grande que as temperaturas sejam alteradas lentamente;

– ou ainda, quando utilizado em conjunto com um alarme de temperatura.

CONHEÇA TAMBÉM: PAINEL INTELIGENTE ARCAS HORIZONTAIS TENSAI DUAL TEMPERATURE AQUI

Cada equipamento da TENSAI é desenvolvido com um conjunto de premissas próprias, o que os torna numa solução de refrigeração, conservação ou congelação de bebidas, comida fresca, pré-congelados, gelados, ou outro tipo de produtos ideal para o seu negócio de gelados.

Em cada parte dos sistemas que integram a produção dos nossos equipamentos de frio, existe uma preocupação nata em desenvolver as melhores soluções para o mercado, com uma utilização consciente dos nossos recursos e know-how que melhor servem os nossos clientes.

Promovemos melhorias significativas nos nossos equipamentos e tecnologias para um mundo melhor e mais sustentável.

Partilhar :